Médico de Andrologia

Andrologia – Tudo que você deve saber

Andrologia como muitos pacientes que se preocupam com a saúde de seu órgão sexual procuram especialidades médicas que possam atender a uma necessidade básica de todo homem.

E uma dessas especialidades a que muitos se deparam para tratamentos específicos nessa região do corpo é a andrologia

Apesar de bastante confundida com a urologia, como se ambas as especialidades fossem um subconjunto, ou fossem as mesmas, a andrologia abrange outros tipos de tratamentos, sendo esta reconhecida como uma disciplina autônoma, ou seja, uma especialidade própria.

Médico de Urologia especializado em andrologia

Mas o que é Andrologia?

Bom, para que você possa entender de fato em que consiste essa especialidade, iremos abordar o que é a andrologia quais tratamentos ela é direcionada.

A andrologia consiste em um ramo da medicina voltada funções e disfunções reprodutivas e sexuais masculinas.
Essa especialidade é estudada desde 1960 e seus estudos são voltados para elementos biológicos e anatômicos, e também psíquicos masculinos que acabam contribuindo para o mau funcionamento de seu aparelho urogenital.

Tratamento para impotência no SUS

Em suma, a andrologia tem como objetivo estudar porque as doenças, sejam elas biológicas ou psíquicas, inibem o adequado funcionamento das funções sexuais.

Do mesmo modo estudos também afirmam que a andrologia exerce um papel na vida do homem assim como a ginecologia na vida das mulheres.

O médico que atua nessa especialidade é o andrologista.

Andrologia e Urologia

Andrologia e Urologia: entenda diferenças e semelhanças

Apesar de algumas semelhanças, ambos os ramos da medicina dedicam-se a diferentes tratamentos.

Entretanto, existem algumas semelhanças que fazem com que muitos pacientes confundem ambas as especialidades.
É o caso do tratamento para a próstata.
Isso porque tanto a andrologia como a urologia exercem funções no diagnóstico e tratamento de condições relacionadas à próstata e sistema reprodutor masculino.

Ambas as especialidades também podem tratar de problemas no sistema urinário.

 

Áreas que apenas a Andrologia cuida

Problemas na próstata: bastante comum entre homens de idade mais avançada. A doença torna a micção algo bastante difícil.

Para diagnosticar a doença, um exame de próstata é recomendado. E caso venha ser diagnosticada, existem diversos tratamentos disponíveis para ela, através de medicamentos ou procedimento cirúrgico.
Incontinência urinária:  Condição que consiste na perde involuntária da urina pela uretra do pênis. Ela pode afetar pessoas de todas as idades.
A incontinência urinária também é uma condição que pode ser diagnosticada e tratada por um especialista em andrologia.

Homem Impotente – O que é e quais as Causas da Impotência Sexual

Infertilidade: Trata-se também de um problema bastante comum entre homens e mulheres.
Segundo uma pesquisa realizada no Brasil, 7,5% dos homens sexualmente ativos cuja idade é inferior a 45 anos disseram já ter procurado um especialista para uma checagem do problema.

Como Resultado todos estes que buscaram ajuda, 18% tiveram diagnóstico relacionado ao problema de infertilidade, incluindo problemas de varicocele (6%), ou sêmen (14%).

Disfunção erétil: A disfunção erétil está entre as mais comuns para um tratamento com o andrologista. Entre elas, estão a ejaculação retardada, a falta de libido, e a ejaculação precoce.

Deficiência androgênica: Hormônios masculinos são conhecidos como andrógenos. Entre eles, um dos hormônios mais importantes do homem: a testosterona.

Finalmente esse hormônio é o que dá ao homem suas características masculinas. Quando existe deficiência destes hormônios, a saúde masculina pode ser comprometida. Assim que é feito o diagnóstico, o tratamento com um andrologista pode melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Está com disfunção erétil ? Saiba qual médico procurar.

Deixe seu comentario